29.5.08
26.5.08
Ronaldo e Bosingwa no 11 da temporada da Eurosport
"Ambiente espectacular"
“Se guardei golos para o Europeu? Espero que sim. Já estou concentrado na selecção e quero ajudar, mas não posso prometer nada, pois nem à minha mãe faço promessas”, afirmou Cristiano Ronaldo, na Conferência de Imprensa que antecedeu o treino vespertino, em Viseu.
Apesar de não prometer nada em concreto, o jogador do Manchester United deixou claro: “vou dar o meu melhor e trabalhar em prol da equipa. Espero que as coisas possam correr bem”.
Pelo Manchester United, Cristiano Ronaldo conquistou a Liga dos Campeões, a Liga inglesa e a Supertaça de Inglaterra, sendo ainda o melhor marcador da “Champions” (oito tentos) e a “Bota de Ouro”, graças aos 31 golos apontados na Premiership.
“Ter ganho a Liga dos Campeões é um grande orgulho, para mim e para o clube, mas as minhas metas para esta época não passam só por isso. Quero fazer um bom Europeu e espero que Portugal possa chegar o mais longe possível e atingir os seus objectivos”, explicou.
Para o conseguir, Ronaldo é da opinião que Portugal tem de ter um grupo muito forte: “o que mais desejo e mais quero é que possamos ter um ambiente semelhante ao que vivemos no Euro2004 e no Mundial2006. Mesmo com alguns jogadores novos, penso que pode ser a mesma coisa”.
“Chegámos ontem (sexta-feira) e fomos muito bem recebidos. Felicitaram-nos e confesso que fiquei um pouco surpreendido, pois o ambiente é espectacular. Parece que os jogadores estão mais alegres, mais motivados, talvez porque quase todos ganharam algo”, prosseguiu.
Cristiano Ronaldo foi claro: “senti o grupo unido e vai estar ainda melhor. A união é muito importante e pode fazer toda a diferença. Se estivermos unidos podemos ir muito longe”.
Em termos pessoais, Cristiano Ronaldo espera jogar na sua posição habitual: “à partida, é muito difícil jogar inicialmente como ponta-de-lança, mas estou preparado para jogar em qualquer posição, se bem que a minha favorita é a de extremo”.
No Euro2008, Ronaldo vai usar o “7” que era de Luís Figo: “gosto bastante desse número, mas a responsabilidade é igual. Os números não fazem diferença, mas Figo utilizou-o sempre muito bem, pelo que é um privilégio utilizar o ‘7’”.
O extremo luso disse ainda que é cedo para estudar o adversário do primeiro jogo (7 de Junho), embora considerando a Turquia uma equipa “difícil de bater”, e, quanto à folga (até às 19h30 de domingo), foi claro: “preciso é de descansar”.
25.5.08
24.5.08
Ronaldo: «Dar o melhor no Europeu»
Euro2008: O primeiro dia de Cristiano Ronaldo
Ronaldo e Nani terminaram a época pelo Manchester United com a conquista da Liga dos Campeões, depois de uma vitória por 6-5 no desempate por pontapés da marca da grande penalidade sobre o Chelsea, de Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, na final da Moscovo.
O trabalho da formação das "quinas" consta de trabalho aeróbico no campo de golfe do Hotel Montebelo, pelas 10:00, e de novo treino marcado para o Estádio do Fontelo, a partir das 17:00, aberto à comunicação social e ao público.
A seguir à sessão vespertina, os jogadores lusos entram em folga, até às 18:00 de domingo, dia em que regressam à concentração, no Hotel Montebelo.
A selecção portuguesa de futebol concentrou-se ao final da tarde de segunda-feira, dando início a um estágio de 13 dias em Viseu, que terminará a 31 de Maio, com a realização do último jogo de preparação, frente à Geórgia (18:15).
No dia seguinte, a comitiva lusa ruma a Neuchatel, o "quartel-general" na Suíça, onde Portugal cumpre os três jogos na fase inicial, frente à Turquia (07 de Junho, em Genebra), à República Checa (11, em Genebra) e à selecção anfitriã (15, em Basileia).
21.5.08
Ronaldo: “Um dos melhores dias da minha vida”
Ronaldo marca e passa a rei dos golos na Champions
Com o golo desta noite, o internacional português somou oito golos, destacando-se à frente de Drogba (6), que ficou em branco e acabou por ser expulso em Moscovo.
Oitavo golo na Champions, 42º na temporada, somando os 31 que acumulou na Liga Premier e os três que marcou na Taça de Inglaterra.
Lista dos melhores marcadores da Champions:
Cristiano Ronaldo (Manchester United), 8 golos
Didier Drogba (Chelsea), 6
Steven Gerrard (Liverpool), 6
Fernando Torres (Liverpool), 6
Lionel Messi (Barcelona), 6
Dirk Kuyt (Liverpool), 5
Ryan Babel (Liverpool), 5
Raúl Gonzalez (Real Madrid), 5
Manchester United Campeão Europeu
Glória para Nani e Cristiano Ronaldo, que terminou o jogo a chorar de felicidade, embora as lágrimas pudessem ter sido bem mais tristes. O número 7 marcou o golo da sua equipa mas depois falhou uma das grandes penalidades.
Com Hargreaves e Ronaldo nas alas e Tevez e Rooney na frente, o Man Utd foi, a pouco e pouco, assumindo o domínio da partida. Mesmo sem entrar em grandes aventuras, os «red devils» conseguiram chegar ao golo aos 26 minutos, por Cristiano Ronaldo. Brown e Scholes combinaram bem na direita e o defesa cruzou para a área. Ainda na bola ia no ar e já se adivinhava o desfecho da jogada: Ronaldo saltou mais alto do que Essien e fez, de cabeça, o primeiro golo do jogo.
O Chelsea, com Ricardo Carvalho no «onze» e Essien a lateral direito, respondeu aos 34 minutos. Drogba tocou de cabeça para a área e Ferdinand, muito pressionado por Ballack, acabou por desviar para a própria baliza, obrigando Van der Sar a defesa apertada.
Na jogada seguinte, em contra-ataque, o Manchester United esteve perto de aumentar a vantagem. Rooney desmarcou Ronaldo na esquerda e o português cruzou para a área, onde surgiu Tevez a desviar de cabeça. Cech defendeu o remate do argentino e ainda um pontapé de Carrick, na recarga, evitando assim, em duas ocasiões, novo golo dos «red devils».
Desperdiçadas estas oportunidades parecia que o intervalo ia chegar com apenas um golo no marcador, mas perto do minuto 45 o Chelsea conseguiu a igualdade, num lance muito afortunado. Essien rematou de longe, a bola tabelou nas pernas de Vidic e nas costas de Ferdinand, sobrando caprichosamente para Lampard dentro da área, aproveitando o médio para marcar.
Domínio azul
Se a primeira parte tinha sido dominada pelo Manchester United, no segundo tempo foi o Chelsea quem criou mais perigo. Os «blues» passaram a pressionar muito mais alto, muito por força da acção de Essien, que descobriu que a melhor forma de anular Ronaldo era obrigá-lo a fazer trabalho defensivo.
Ainda assim, e pese embora o domínio no segundo tempo, o Chelsea só teve uma soberana oportunidade de golo. Estavam cumpridos 78 minutos quando Drogba ganhou espaço à entrada da área e rematou em arco, com a bola a bater no poste.
À medida que o cansaço ia aumentando começavam a surgir algumas quezílias entre os jogadores, que fizeram com que o jogo perdesse algum interesse. Os técnicos já esperavam pelo prolongamento e por isso a primeira substituição só surgiu aos 87 minutos. Giggs rendeu Scholes e tornou-se o jogador com mais vezes vestiu a camisola do Manchester United (759 presenças).
A escorregadela de Terry evitou outras lágrimas de Ronaldo
As expectativas dos treinadores confirmaram-se e o encontro foi para tempo extra, com uma grande oportunidade para cada lado logo na primeira parte. Aos 94 minutos Ballack atirou à barra e seis minutos depois é Terry quem evita um golo que parecia certo, de Giggs, depois de Evra ter entrado na área pela esquerda e ter cruzado atrasado. Cech estava batido.
O segundo tempo do prolongamento, já com Nani em campo (tinha entrado aos 102m) não foi tão interessante. A principal nota de destaque foi uma confusão entre jogadores, que motivou a expulsão de Drogba (115m). Tudo por causa do «fair play». Tevez, em vez de devolver a bola dentro do terreno de jogo, decidiu atirar para fora e pedir aos colegas que pressionassem a zona do lançamento. Os jogadores do Chelsea não gostaram, embora pouco antes tivessem feito o mesmo.
A expulsão não teve grandes consequências e o troféu foi decidido nos 11 metros. Ronaldo, herói em tantas ocasiões, falhou, mas Terry escorregou no quinto penalty e perdeu a hipótese de levantar a taça. Na sétima série Anelka permitiu a defesa de Van der Sar e o Manchester United conquistou o terceiro título europeu.
19.5.08
Casamento por aposta
Além do mister, toda a família gostou da ideia de ver Cristiano Ronaldo casar com Nereida, e vêem esta atitude como uma forma de o próprio futebolista se incentivar, ainda mais, para ter uma boa prestação no Europeu.
As apostas são um hábito do craque com o seu treinador no Manchester United, Alex Ferguson, mas desta vez Ronaldo está a superar-se. É que caso tudo corra bem à equipa das quinas, Cristiano vai ter de cumprir o pedido que já fez a Nereida.
Cristiano Ronaldo lança biografia
A biografia de Cristiano Ronaldo, que será lançada quarta-feira, vai contar a ascensão do futebolista, mas também os seus casos amorosos e a sua adaptaçao a Lisboa e dois extra-textos com fotos. "Nós vamos só lançar o livro. Não vai haver um evento propriamente do lançamento", disse hoje à Agência Lusa Marta Paixão, do departamento comercial da Difel, editora que vai lançar a biografia do futebolista do Manchester United, escrita pelo inglês Tom Oldfield, que conta já no seu currículo com várias biografias de outros atletas. A obra vai contar a veloz ascensão do jogador português na sua ainda curta carreira futebolística, mas vai integrar, por outro lado, episódios de carácter pessoal do madeirense, tais como a adaptação do atleta a Lisboa, o apoio familiar ou mesmo os casos amorosos. Marta Paixão disse que o livro não terá qualquer entrevista com o jogador e o único relato "é um prefácio de Aurélio Pereira, coordenador de recrutamento do Sporting e que foi buscar Ronaldo à Madeira quando este tinha 11 anos". O lançamento da biografia neste preciso momento torna-se crucial não só porque o "Cristiano Ronaldo tem sido nomeado para alguns prémios" mas também porque o "Manchester United sagrou-se campeão inglês e vai disputar a final da Liga dos Campeões, a 21 de Maio", defendeu hoje Marta Paixão. Cristiano Ronaldo, de 23 anos, entrou aos 11 anos nos juvenis do Sporting e estreou-se na equipa principal com 17, em 2002/03, rumando na época seguinte ao Manchester United, depois de ter despertado o interese do técnico Alex Ferguson no jogo de inauguração do Estádio José Alvalade, contra a equipa inglesa. Ronaldo está há cinco temporadas em Inglaterra, tendo sido o melhor marcador do campeonato esta época, com 31 golos, num total de 41 em todas as competições, incluindo sete na Liga dos Campeões, da qual é também o melhor artilheiro, antes da final com o Chelsea, agendada para quarta-feira.
18.5.08
Critiano Ronaldo: «Alex Ferguson é a razão por que estou aqui»
«Alex Ferguson é a razão por que estou aqui. Ajudou-me bastante, não apenas nesta época, mas em todas as anteriores», afirmou Cristiano Ronaldo, que garantiu que o United é a sua casa.
«Tenho aqui muitos amigos e quero continuar. Estou no United há cinco anos, conheço todos os profissionais do clube e sinto que esta é a minha casa.»
Rooney quer Ronaldo no Man. Utd. «por muitos e bons anos»
«Espero que a nossa parceria dure por muitos e bons anos. O Ronaldo é um grande jogador e seria brilhante mantê-lo no Man. Utd. durante muitas mais épocas», referiu Rooney este domingo.
«O que ele fez pelo United é brilhante e obriga-nos a trabalhar ainda mais», acrescentou, negando qualquer inveja por Ronaldo ter feito 41 golos este ano, contra 18 apontados pelo próprio Rooney.
«Ele até podia ter marcado 60 golos. Não tenho qualquer problema com isso.»
Red devils à procura da reedição de 1999
O Manchester United prepara a final da Liga dos Campeões, a disputar na próxima quarta-feira contra o Chelsea. Em caso de triunfo, os red devils repetirão o feito de 1999, ano em que conquistaram o título inglês e a maior prova europeia de clubes.
Rooney está confiante. «Estamos mais relaxados, porque já conquistámos um título. O Chelsea ainda não venceu nada e estará mais ansioso», explicou.
16.5.08
Agora o Prémio dos Jornalistas Ingleses
«Estou muito feliz com este prémio, é muito importante para mim vencer de novo, mas mais importantes são os prémios colectivos», referiu o sete do United, acrescentando que não quer ficar pela conquista da Liga inglesa, a qual já venceu duas vezes, e pelo reconhecimento dos jogadores (Prémio de Melhor Jogador da Liga) e dos jornalistas: «Ainda quero vencer mais, continuar assim, e não vou parar porque tenho estes dois troféus. Na próxima temporada, vou tentar fazer o meu melhor, tenho evoluído todos os anos e vou tentar melhorar na próxima época. Estou a apreciar o meu futebol e quero continuar a fazê-lo.»
14.5.08
E mais 3 prémios do ano!!!! ... nao para!
Qualquer dia, o Ronaldo vai ter que comprar uma casa à parte so para la por os prémios, dizemos nos...
13.5.08
Mais 3 prémios em Inglaterra para Ronaldo
«Cinquenta?», riu-se Ronaldo, quando confrontado por um jornalista inglês com a pergunta. «Não sei. Vou tentar, dar o meu melhor», prosseguiu o português, rematando: «Não procuro golos, procuro jogar bem e, se os golos aparecerem, é bom.»
Depois da festa do título inglês, antes da final da Liga dos Campeões e já com 41 golos marcados esta época, 31 só na Premier League, Cristiano Ronaldo viu nova consagração chegar sob a forma de mais três prémios, atribuídos pelo próprio Manchester United: ganhou o prémio Sir Matt Busby para Jogador do Ano, prémio de Jogador do Ano para os próprios jogadores e o golo da época, o livre apontado ao Portsmouth.
11.5.08
Ronaldo: «Temos a melhor equipa em Inglaterra»
«Os meus companheiros ajudaram-me imenso, fizeram bons passes e deram-me muita confiança. Marquei muitos golos. Hoje tive mais uma oportunidade e marquei. Estava confiante porque senti que se marcasse iríamos marcar o encontro. Estou muito contente por ter ajudado a equipa», afirmou o extremo português logo após o final da partida.
Ronaldo apostou num discurso humilde apesar da enorme contribuição que teve para a conquista do Manchester United. «Temos de elogiar a equipa. Jogaram todos muito bem. Temos os melhores jogadores e a melhor equipa em Inglaterra. A pressão era alta, mas acreditámos em nós e merecemos ganhar este título», atirou.
E o Manchester United sagar-se campeao de inglaterra
O Manchester United é campeão de Inglaterra. A formação de Alex Ferguson venceu o Wigan, por 2-0. Cristiano Ronaldo, de grande penalidade, fez o primeiro golo do jogo, aos 32 minutos. Uma grande penalidade algo discutível, mas que o português converteu na perfeição: o guarda-redes Kirkland para um lado, a bola para outro.
Ryan Giggs, que entrou aos 68 minutos, confirmou a vitória dos «red devils», aos 80. O jogador do ManUtd recebeu de Rooney, da esquerda, e tirou dois adversários da frente antes de marcar. Giggs vestiu a camisola do United pela 758ª vez.
O Chelsea empatou frente ao Bolton, por 1-1, depois de ter estado a vencer até perto do final. Mesmo assim, uma vitória seria insuficiente, já que os «blues» precisavam que o ManUtd empatasse ou perdesse. Se o Chelsea vencesse, terminaria em igualdade de pontos, mas perderia o campeonato pelo critério de desempate de diferença de golos.
4.5.08
«Temos de ser campeões» (Cristiano Ronaldo)
Cristiano Ronaldo não concebe outro desfecho que não seja o da revalidação do título de campeão nacional em Inglaterra. «Temos de ser campeões», afirma o internacional português, assumindo que a época, em que já soma 40 golos, tem sido «espectacular».
«É fantástico. Tem sido uma grande época. Se vencermos o próximo jogo com o Wigan somos campeões. Temos de ser campeões», frisou o “número 7” dos red devils. Carlos Queirós sabe que o Manchester United está «a 90 minutos do título» e deseja que seja possível «celebrar e desfrutar depois de todo o esforço e empenhamento ao longo da época». «Temos de recuperar do esforço físico e prepararmo-nos para o último jogo», notou.
Cristiano Ronaldo chega aos 40 golos e Manchester acaricia título
2.5.08
Ronaldo considerado o melhor do Ano
Segundo o presidente do organismo, Paul Hetherington, o jogador luso conquistou mais votos do que o espanhol Fernando Torres e guarda-inglês David JAmes (Portsmouth), segundo e terceiro classificados respectivamente.
Ronaldo é o segundo jogador a receber o troféu em dois anos consecutivos, igualando Thierry Henry, em 2003 e 2004, que na altura jogava no Arsenal.
"Só decido após o final da Champions"
Ronaldo tem contrato com o United até 2012 e já terá apalavrado a renovação por mais cinco anos, por números que o tornariam o jogador mais bem pago do Mundo: 754 mil euros/mês.
Os responsáveis do clubes inglês já afirmaram várias vezes que Ronaldo é inegociável e que nem sequer aceitam iniciar conversações. No entanto, como em Inglaterra não há cláusulas de rescisão, os merengues poderiam levar Ronaldo a forçar a saída, invocando um acórdão do Tribunal Arbitral do Desporto (caso Webster), segundo o qual um jogador pode rescindir desde que já tenha cumprido três épocas de um contrato de quatro ou mais anos. É o que sucede com Ronaldo: se quiser sair do M. United pagará apenas a quantia respeitante aos quatros anos que lhe faltam cumprir, no valor de 18,4, milhões de euros. Mas, segundo a ‘Marca’, o Real Madrid não estará disposto a recorrer ao caso ‘Webster’, por entender que essa seria uma solução arriscada que poderia abrir as portas a jogadores que estão ao serviço dos merengues.
O Barcelona também está na corrida por Ronaldo.
PEPE ESPERA POR RONALDO EM MADRID
O central do Real Madrid Pepe afirmou que espera ver Cristiano Ronaldo no clube merengue. "Ele já disse que gostava de jogar em Espanha e se viesse para o Real sempre teria menos trabalho", disse o internacional português, de origem brasileira, ao jornal espanhol ‘Marca’.
Este domingo, Pepe poderá conquistar o primeiro título em Espanha, depois de ter vencido dois campeonatos consecutivos em Portugal com o FCPorto. O central diz estar preparado para fazer a festa na mítica praça de Cibeles, em Madrid: "Disseram-me que se junta muita gente ali para festejar o título. Estou ansioso por também poder fazê-lo."
A três jornadas para o final da Liga espanhola, o Real joga com o Osasuna e, com dez pontos de vantagem sobre o Villarreal (segundo, com 65 pontos), bastando-lhe fazer o mesmo resultado que o ‘submarino amarelo’ para garantir o ‘bi’.
1.5.08
Euro 2008: Ronaldo e Nani falham concentraçao da Selecao
Mas Luiz Felipe Scolari pode «perder» mais atletas no arranque da preparação da fase final do Euro-2008, em Viseu. Esta quarta-feira, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho também podem garantir o passaporte para Moscovo, caso o Chelsea elimine o Liverpool.
Tendo em conta que estes atletas só terminarão de competir a 21 de Maio, o seleccionador deverá «dar-lhes descanso». Olhando para o calendário da Selecção, e uma vez que está marcada uma folga entre 24 e 25 de Maio (sábado para domingo), é provável que os jogadores, que participarem na final da Champions, só se apresentem nesse domingo.
Recorde-se que a concentração está marcada para dia 18, até às 22 horas, sendo que os jogadores do F.C. Porto e do Sporting, finalistas da Taça de Portugal, têm autorização para falharem a primeira «bateria» de exames médicos e treino, juntando-se aos companheiros até às 19 horas de dia 19 de Maio.