Cristiano Ronaldo atravessa um dos melhores momentos da sua carreira no Manchester United. Tal se deve ao facto de Sir Alex Ferguson lhe dar a liberdade necessária para estar à vontade em campo. Em entrevista à United Magazine, revista oficial do clube, Ronaldo admite ainda estar a aprender e que Manchester é a plataforma certa para aperfeiçoar os seus talentos.
«O futebol na Inglaterra é muito mais físico do que em Portugal», declarou. «Mas agora que estou na minha segunda época no clube sei como as coisas funcionam. Adaptei-me e sou um jogador melhor do que quando aqui cheguei», acrescenta o jovem de 20 anos.
Acredita que é necessário desenvolver-se cada ano que passa e que num «grande clube como o Manchester» se está «sempre a aprender coisas». «Isso é o que estou a tentar fazer. Estou integrado no estilo de jogo inglês e acredito que as coisas vão melhorar naturalmente», sublinha.
Criticado pelos ingleses pelo «teatro» que fazia quando sofria uma entrada, o português explica que superou esse detalhe: «Talvez seja verdade o que disse o treinador, ao afirmar que evoluí como jogador, porque não teatralizo os lances».
«As outras equipas conhecem-me bem e, nesta época, fazem-me uma marcação mais cerrada», explicou, acrescentando que não é o único jogador da equipa. «Existem muitos outros jogadores com quem se devem preocupar. É difícil jogar contra nós porque há vários jogadores deste lado que podem modificar um jogo», realça.
Ronaldo congratula-se também pelo facto de ter tido condições para se adaptar a Inglaterra. «Foi difícil habituar-me ao frio no primeiro ano aqui em Manchester, mas agora isso não é problema», diz, citando um exemplo de adaptação.
O ex-jogador do Sporting reconhece que uma das coisas de que mais gosta é a liberdade que o treinador lhe dá: «Sou um jogador que gosto de ser o mais livre possível. Gosto de jogar na esquerda, na direita ou no meio.» Considera ainda que as «tácticas de Ferguson» lhe assentam «bem», o que é bom pois sente-se na «posição ideal para contribuir» agora que Ruud van Nistelrooy «está de regress».
Nos últimos jogos Ronaldo tem acrescentado golos ao seu jogo. O último foi frente ao Fulham, no passado sábado, e que deu a vitória aos «red devils» em Old Trafford. E mais, fez uma aposta com Ferguson como consegue marcar dez golos esta temporada. Até agora tem oito.
«A minha ambição este ano é ganhar alguma coisa, quer seja a Premiership ou a Taça de Inglaterra», confessa dizendo que é possível «ganhar os dois» mas é mais provável «vencer a FA Cup». O Manchester United está a 11 pontos do líder do campeonato, Chelsea, e afastado da Liga dos Campeões (pelo AC Milan). A aposta vai, no entanto, para a Taça de Inglaterra de que é detentor.