Fenómeno: Imagem com impacto planetário
A imagem crescente de sucesso de Cristiano Ronaldo está a projectar o jogador português para níveis de popularidade à escala planetária. Idolatrado por legiões de fãs em todo o mundo – de que a visita em curso à Indónésia é apenas uma amostragem – o craque do Manchester United e da Selecção Nacional atingiu uma dimensão como indivíduo que vai muito para além dos golos decisivos ou dos dribles inimitáveis.
Na linha de outros fenómenos semelhantes, como Figo e acima de tudo David Beckham, é a imagem de sucesso que Ronaldo projecta que faz dele um objecto de desejo. E, como tal, um apetecível ‘produto de consumo’ disputado pelo cada vez mais agressivo mercado global de publicidade, ávido para devorar importante fatia dos lucros fabulosos que gera a indústria do desporto de altíssima competição.Quando Beckham abandonou o Manchester United, alguns estudos concluíram que o valor da marca ‘Manchester United’ caiu 50 por cento. Ao invés, a sua chegada ao Real Madrid abriu portas e mercados até então inacessíveis. Basta recordar as digressões dos ‘merengues’ ao Oriente em inícios de época. Desastrosas do ponto de vista desportivo mas muito rentáveis comercialmente. Peter Kenyon (hoje pago a peso de ouro no Chelsea) era director executivo do Manchester United quando Beckham saiu. De forma visionária, levou para Old Trafford Cristiano Ronaldo com a missão (tornada possível!) de ocupar o lugar do capitão da selecção inglesa. Dentro e fora do campo. Até o número 7 lhe deram.Hoje, mais que nunca, Ronaldo está na senda de Beckham. Em Inglaterra, berço da cultura predominante no mundo contemporâneo, a cultura anglo-saxónica, o jogador português foi moldado até atingir a projecção que hoje tem. Com tendência para aumentar. Ronaldo foi aconselhado a trabalhar os músculos, a tratar do rosto, a alinhar os dentes. Um trabalho diário, feito fora do horário de treinos e jogos. Veste roupa de marca. Armani ou Dolce e Gabana. Usa jóias caríssimas. Tudo junto resulta numa fórmula de grande sucesso. O ‘site’ AskMan, mensalmente lido por cinco milhões de pessoas, dá-lhe pontuações bastante elevadas nos vários itens que catalogam os homens mais desejados do mundo.Por tudo isto, os especialistas do marketing não têm dúvidas em garantir que Ronaldo projecta uma imagem de grande sucesso. E quando se trata de vender algo, um produto, um serviço, um ideal, é exactamente de gente assim que procuram. Uma referência que funciona quase sem ser preciso abrir a boca para falar. Basta um sorriso.
MULTIDÃO EM DELÍRIO EM ACEH
O impacto criado pela visita de Cristiano Ronaldo à Indonésia é apenas mais um indicador da popularidade global do jogador. Ontem, em Aceh, onde se encontra a promover um programa de auxílio à vítimas do tsunami, o craque acabou por não poder dar cumprimento ao programa previsto, que incluia um pequeno treino com jovens. Tudo porque à chegada ao local, milhares de pessoas em delírio inviabilizaram a acção. Ronaldo ainda tentou sair do autocarro, mas as forças policiais não conseguiram abrir um cordão de segurança. O internacional português regressou a Jacarta, onde mais tarde se avistou com o vice-presidente da Indonésia.
OPINIÃO DE ESPECIALISTAS
“O Cristiano Ronaldo é um exemplo de excelência, como Figo ou Mourinho. Este tipo de pessoas é raro. Por isso as marcas que querem fazer passar uma imagem de excelência dos seus produtos procuram gente com este perfil. Quando uma marca associada a alguém como Cristiano Ronaldo quer entrar num determinado mercado, a Pepe Jeans, por exemplo, o que vende primeiro é a imagem do Ronaldo. Só depois vende roupa, porque as pessoas, e até colegas, procuram imitar os seus ídolos e referências. Mas atenção, para atingir este estatuto é necessário trabalhar de manhã à noite. Nada disto surge por acaso.” António Cunha e Vaz, Consultor de Comunicação“Há um momento muito preciso e muito bem definido em que Cristiano Ronaldo deixou de ser apenas um jogador de futebol e se transformou em ícone: foi durante o Euro’2004, quando após marcar um golo despiu a camisola e mostrou ao mundo o tronco nu. A partir desse momento tornou-se um símbolo global e um objecto de desejo. Não só para adolescentes ou mulheres, até para a comunidade ‘gay’. Isto é sintomático. De resto, ele já está completamente consciente do impacto que tem uma boa imagem. A forma como veste, como trata do rosto, tudo é pensado. É um caso de sucesso.” Ana Matias, Ex-consultora de Marketing Desportivo
MILHÕES EM JOGO
PROJECÇÃO MEDIÁTICA
Cristiano Ronaldo é bastante solicitado para sessões fotográficas. Os editores de revistas especializadas de homens, mulheres e adolescentes sabem que uma boa foto do craque na capa é sinónimo de sucesso nas bancas. O preço a pagar é alto mas compensa.
RETORNO PUBLICITÁRIO
Desde 2003, Cristiano Ronaldo associa a sua imagem à do Banco Espírito Santo. Uma aposta certeira, pois foi feita antes do Euro’2004. Também a Pepe Jeans investiu alto no craque. A roupa desta marca é hoje um objecto de culto.
SÍMBOLO DO CLUBE
Para o Manchester United, Ronaldo é tão rentável dentro do campo como fora dele. A imagem de um jovem de sucesso ajuda também a contribuir para o crescimento comercial do clube.
Fonte: correio da manhã
3 Comentários:
exte noticia e super e na minha opiniao e totalmente apoiada!!!!!!!!!!!!!
e verdade sim k Ronaldo tem enumeras fãs k o apoio e k o gostariam d konhecer e falar kom ele ou melhor tornar-se sua amiga/o!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
FORÇA RONALDO E KONTINUA AXIM!!!!!!!!!!!!!!!!
By Anonyme, at 10:02 PM
para mim a imagem do Cristiano Ronaldo nuca sera eskecida pork para muitos é a imagem k caracterisa uma pessoa..neste caso é a imagem do cris k o divulga por todo mundo..assim como o seu futebol magnifico..e alem do mais podemos dizer k o ronaldo é a imagem do momento ate aparecer outro melhor do k ele se é k é possivel existir alguem melhor do k ele!!!!é esta a lei do markting infelizmente..mas acredito k com esta devoçao toda dos fans o cris nunca vai sair deste ciclo vicioso...CR power!!!o eterno...bj da vossa go
By Anonyme, at 8:20 PM
o Cris tem mais popularidade que outra pessoa qualquer.
e nunca sera esquecido porque os fãs não devem ser fãs so do momento mas sim para sempre.
adoro-te Cris e tu mereces tudo pelo que estas a passar pois es uma pessoa especial so espero um dia poder constatar isso contigo.
By Anonyme, at 8:00 PM
Enregistrer un commentaire
<< Home