CRISTIANO RONALDO NEWS

        INFOS: RNTeam Chat Room - novidade: sala de conversa para os visitante e fas do site que queiram conversar sobre o seu idolo / Premier League (next game): ManUtd v Reading sunday 19th JAN at 15 UGT time /

6.6.08

Ronaldo diz que ja fez Historia, mas...


A poucas horas da estreia da Selecção Nacional no Euro-2008, frente à Turquia Cristiano Ronaldo abordou a competição. O extremo português revelou que «a equipa está bem, confiante, e agitada para que campeonato comece», e assegura que todos «vão dar o seu melhor». De resto, Cristiano Ronaldo admite que já entrou na história, mas que ainda espera mais feitos gloriosos.
«Acho que já fiz história no campeonato português, na Europa e no Mundo », disse o internacional português, em declarações à TVI. «Tenho muitas coisas para melhorar e evoluir, num grupo que me dá essa possibilidade, assim como no clube», continuou Ronaldo, deixando, porém, um alerta: «A história cria-se em anos e não de um dia para o outro.»
Para o Europeu da Áustria e Suíça, o seleccionador Luiz Felipe Scolari escolheu um grupo de cinco capitães, com Ronaldo no quinteto. «De certa forma é bom saber que somos os capitães, mas já sou um deles há algum tempo e a responsabilidade é a mesma», disse o camisola sete português, que sublinha que apenas tenta «ajudar a equipa».
Quanto à equipa das quinas, Cristiano Ronaldo afirma que «a selecção vem a crescer nos últimos anos, com o Europeu de 2004, o Mundial 2006 e a qualificação» para o Campeonato da Europa que este sábado começa. Entre as razões para essa evolução, uma é determinante: «Portugal tem vindo a melhorar devido ao staff e ao treinador.» Numa perspectiva individual, o extremo do Manchester United admite que também desenvolveu o seu jogo: «A nível pessoal cresci bastante. Tanto no clube como na selecção estive rodeado por grandes jogadores e, quando assim é, torna-se mais fácil.»
E o apoio dos emigrantes, facilita a estadia em terras helvéticas? «Nunca pensei ver tantos portugueses na Suíça, é espectacular, dá-nos motivação para trabalhar», disse Ronaldo, referindo que «é com muito carinho» que a selecção os trata. Sobre Turquia, República Checa e Suíça, rivais na primeira fase da prova, o internacional português não destaca nenhum: «Todos os adversários são perigosos. Se jogarmos bem temos mais hipóteses.»

Scolari compara Ronaldo e Figo
Como se disse, o seleccionador elegeu Ronaldo como um dos capitães de equipa. O agora número sete das quinas, segue os passos de outro internacional português que vestiu essa mesma camisola, Luís Figo. Felipão fez uma pequena comparação e lembrou que «Cristiano é jovem mas tem percurso espectacular».
O técnico afirma que Ronaldo «vem a crescer no aspecto técnico e pessoal, assim como numa série de valores dentro e fora de campo, que fazem dele uma referência da equipa» portuguesa. «Aos poucos, impõe-se como capitão e, neste momento, é bom que tenha alguns dos mais velhos como companhia., porque ainda tem um percurso a trilhar, no clube e na selecção, para que possa ser quase capitão absoluto», explicou Scolari.
Depois, lembrou como Luís Figo chegou ao posto: «Ele só foi capitão com o decorrer dos anos, foi crescendo. Era uma liderança imposta pela qualidade», disse o treinador. Por fim, Scolari voltou a admitir que «esta equipa tem menos experiência que a de há quatro anos», do Euro-2004. «Sóo desenvolvimento da competição vai mostrar até que ponto estamos maduros para chegar de novo à final», concluiu.