CRISTIANO RONALDO NEWS

        INFOS: RNTeam Chat Room - novidade: sala de conversa para os visitante e fas do site que queiram conversar sobre o seu idolo / Premier League (next game): ManUtd v Reading sunday 19th JAN at 15 UGT time /

18.12.08

AIEP escolhe Cristiano Ronaldo para "pesonalidade do ano"


A Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) escolheu pela segunda vez consecutiva um desportista para "personalidade do ano", com Cristiano Ronaldo a suceder na lista de premiados a Vanessa Fernandes.

Cristiano Ronaldo, que recentemente recebeu a "Bola de Ouro" da revista France Football e é favorito a jogador do ano na eleição da FIFA, foi finalista, para o prémio atribuído pelos cerca de 50 jornalistas de órgãos estrangeiros a trabalhar em Portugal, com o campeão olímpico do triplo salto, Nelson Évora, e com a pintora Paula Rêgo.

"A possível saída do futebolista do Manchester United para o Real Madrid e o facto de ter recebido a Bola de Ouro foram notícia em todo o Mundo", explica Belén Rodrigo, presidente da AIEP.

A jornalista espanhola acrescenta que "Cristiano Ronaldo não só é mediático como é também um dos portugueses que está a contribuir na divulgação do nome de Portugal fora do seu país".

"Esta distinção reconhece o seu trabalho como desportista e espera contribuir ainda mais para a sua projecção internacional", acrescenta.

Há um ano a AIEP distinguiu Vanessa Fernandes, triatleta que em 2007 se sagrara campeã do Mundo, entre outros sucessos internacionais. Já em 2008 viria a ser vice-campeã olímpica em Pequim 2008.

Em ocasiões anteriores, apenas duas figuras do desporto tinham ganho o prémio AIEP - Fernanda Ribeiro, em 1996, no ano em que foi campeã olímpica de 10.000 metros, e Luís Figo, em 2000.

O prémio já distinguiu, desde 1990, figuras da política, artes e espectáculo, como Durão Barroso, Ana Gomes, Pinto Balsemão, Mega Ferreira, José Saramago, Miguel Torga, Manuel Oliveira e Siza Vieira, ou mesmo grupos de pessoas ou instituições, como os "capitães de Abril" e a Fundação Calouste Gulbenkian.